segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O teatro barroco



O teatro barroco era extremamente popular entre a sociedade da época, onde se apresentava diante da realidade política corrupta, cruel, cínica, gerando uma eterna e dolorosa tensão entre o desejo por um mundo harmonioso, belo e santificado e a impressão de que tudo se dirige para a catástrofe e a destruição.

Para expressar todos esses conflitos eles usavam da alegoria que é um recurso técnico que possibilitava múltiplas interpretações e fazia com que decifrassem os elementos e por meio dessa relação iam construindo um sentido e constituindo um pensamento.

4 comentários:

  1. No Barroco esse período do teatro é uma época em que as tragédias gregas são muitos valorizadas. O cenário ao contrário do elisabetano é realista, ou seja, procura recriar totalmente o ambiente.

    ResponderExcluir
  2. O teatro barroco reage contra o materialismo renascentista e a Reforma protestante. Reflete o espírito da época: atormentado, tenso e pessimista. A linguagem torna-se muito rebuscada.
    Luiza Loss

    ResponderExcluir
  3. O Barroco tinha peças bem trabalhadas,uma linguagem erudita e o tema normalmente era de amor ou sobre o governo.Gil Vicente quem mais se destacou.

    ResponderExcluir
  4. As primeiras obras teatrais brasileiras surgiram entre o período maneirista e o barroco, através das obras missionárias de catequização dos índios realizadas pelo Padre José de Anchieta, que se espelhou no Padre Franciscus Lang e Gil Vicente.

    ResponderExcluir