segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Conceptismo

O Barroco se divide em duas vertentes que 
se opõem: o cultismo e o conceptismo. Ambos buscam a mesma finalidade, o refinamento da linguagem, porém elas se diferenciam no caminho traçado. O cultismo busca a agudeza, e o conceptismo, o engenho. O Conceptismo é marcado pelo jogo de idéias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada. Um dos principais escritores do conceptismo foi o espanhol Quevedo, do qual deriva o termo Quevedismo. Os Conceptistas pesquisavam a essência íntima dos objetos, buscando saber o que são, visando à apreensão da face oculta, apenas acessível ao pensamento, ou seja, ao conceitos. Assim, a inteligência, a lógica e o raciocínio ocupam o lugar dos sentidos, impondo a concisão e a ordem, nos quais reinavam a exuberância e o exagero. Logo, é usual a presença de elementos da lógica formal.

Ceticismo!

Oi gente!

O que é ceticismo? O ceticismo foi uma corrente filosófica na qual seus seguidores alegavam a impossibilidade de alcançar o total conhecimento e adotavam métodos empíricos para afirmar seus conhecimentos. Ele afirma que não é possível afirmar sobre a verdade absoluta de nada, é preciso estar em constante questionamento.

 Essa corrente filosófica foi explorada no barroco em comparação com o mundialismo, e todas as aberturas que eram dadas para essa expressão de conflito espiritual.

Resultado de imagem para ceticismo

René Descartes


René Descartes nasceu na cidade de La Haye, na frança, e morreu na cidade de Estocolmo, na Suécia. Foi um importante filósofo racionalista , matemático e físico francês. Para descartes a filosofia seria como uma árvore, na qual a metafísica forma a raiz, a física o tronco, e as diversas ciências os galhos, sendo que o mais alto grau de sabedoria estaria na moral, que pressupõem o conhecimento das diversas ciências, sendo as principais a ética, a mecânica e a medicina.
 A partir de umas de suas obras mais famosas o " Discurso sobre o método", ele procurou encontrar um conjunto de princípios que pudessem ser conhecidos sem qualquer dúvida. Para investigar essa possibilidade, foi analisado por meio de um método conhecido como " ceticismo metodológico", que consiste em rejeitar qualquer ideia da qual se possa duvidar, para então, restabelecer ou reconstruir estas ideias de modo a criar uma base sólida para o conhecimento. Esse processo levou a sua famosa conclusão " penso, logo existo".


Mundo contempôraneo vs mundo barroco por Pascal

Interessante vê esse pensamento de Pascal, venha conferir
O homem contempôraneo busca pelo "divertimento" característico do espírito barroco.
Pascal defendia a ideia de que a felicidade não estava no "repouso", mas sim no divertimento, que sem ele o homem encarava um vazio e acabaria buscando soluções mais "sólidas" para a existência.
No mundo contempôraneo essas soluções estariam enterligadas com a arte, a ciência, a ideias filosóficas.
Diante do vazio da vida, o divertimento era indispensável, pois, o próprio, poderia distrair da dor causada pela fragilidade,dúvidas, mortalidade, "entristecimento" que estava na consciência humana, na sua natureza espiritual.
O homem tende a sempre querer mais, a não se satisfazer com o ganho, mas sim buscar o infinito.
Comentem o que acham, quais são suas observações e experiências! Reflita um pouco essa frase abaixo e comenta o que estar a pensar.
"Trabalhamos sem cessar para embelezar e manter nosso ser imaginário e esquecemos do verdadeiro"