segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Antítese?

Sem antítese, o barroco nada seria.
Se você travou na palavra antítese, é sinal de alerta, pois essa é uma figura de linguagem que diz muito sobre a arte barroca e o pensamento filosófico que deu base a todo o movimento. Então, antes que você precise abrir outra aba e perguntar para o google o que afinal é antítese, te mostro a definição do site Dicionário Informal:
Antítese é uma figura de linguagem (figuras de estilo) que consiste na exposição de idéias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco. O contraste que se estabelece serve, essencialmente, para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com a exposição isolada dos mesmos. É uma figura relacionada e muitas vezes confundida com o paradoxo. Várias antíteses podem ser feitas através de Amor e Ódio, Sol e Chuva, Paraíso e Inferno, Deus e Diabo.
Com base nisso, hoje trouxe essa imagem paradoxal que demonstra bem todo o contraste que o barroco envolvia:



Até a próxima semana!

O teatro barroco



O teatro barroco era extremamente popular entre a sociedade da época, onde se apresentava diante da realidade política corrupta, cruel, cínica, gerando uma eterna e dolorosa tensão entre o desejo por um mundo harmonioso, belo e santificado e a impressão de que tudo se dirige para a catástrofe e a destruição.

Para expressar todos esses conflitos eles usavam da alegoria que é um recurso técnico que possibilitava múltiplas interpretações e fazia com que decifrassem os elementos e por meio dessa relação iam construindo um sentido e constituindo um pensamento.

Barroco na literatura

A literatura barroca é caracterizada pelos contrastes, oposições e dilemas. 

O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idéia do pecado,então vivia buscando a salvação.
Características: 
1-Culto dos contrastes.Presença da antítese.
claro/escuro

vida/morte

tristeza/alegria
2-Pessimismo

3-Intensidade=presença da hipérbole(figura de linguagem caracterizada pelo exagero da expressão)

4-Linguagem muito rebuscada
Análise do poema: 

A instabilidade das cousas do mundo


Gregório de matos 


Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.

Porém se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?

Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.

Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.


O poema acima é formado por 2 quartetos e 2 tercetos, num total de 14 versos (soneto).

Se notarmos bem veremos que há uma figura constante: a antítese. Figura pela qual se faz a contraposição de palavras.Exemplos.
Verso 1: vida/morte

Verso 2: claro/escuro

Verso 3: feio/belo

Verso 4: tristeza/alegria

Verso 11: tristeza/alegria
O traço comum a todos os versos da segunda estrofe é a interrogação, a dúvida e a incerteza.

domingo, 23 de outubro de 2016

Construção de significados

Fazendo referência com as imagens abaixo, nota-se que no Barroco utilizava-se duas expressões muito importantes, em latim : Carpe diem e Memento mori que se assemelhariam as expressões “Aproveite a vida e lembra-te que é mortal” em português.

Percebe nas imagens a utilização de uma caveira, marcando sempre essa questão da mortalidade e ao lado a questão da vida, das oportunidades da própria.  Uma relação muito autoexplicativa seria essa imagem em que aparece uma “flor, uma caveira e uma ampulheta” retratando a vida, a morte e o tempo, situação comum ao barroco.



Introdução

Esse blog tratará de um tema um tanto "sombrio" aos olhos de muitas pessoas, mas ao mesmo tempo um momento de transição e mudanças, configurando-se "O barroco e a filosofia", muito expressado como um momento de contradição entre a vida e a morte.
A palavra "barroco" significa "pérola irregular" confrontando as pessoas a veem um momento diferente dos comumentes vividos que eram mais harmônicos e despojados, entrando em um mundo cheio de contrastes.
Neste tempo de postagem iremos vivienciar o que foi, as caracteristicas, os acontecimentos e as relaçãoes desse periodo, venham relembrar no século XVI.