As caracteristicas do barroco europeu valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto as renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade.
As cenas retratadas costumam ser sobre a vida da nobreza, o cotidiano da burguesia, naturezas-mortas entre outros. Muitos artistas barrocos dedicaram-se a decorar igrejas com esculturas e pinturas, utilizando a técnica da perspectiva.
Podemos citar como principais artistas do barroco: o espanhol Velásquez, o italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.
Além disso,Portugal sob o jugo espanhol, enfrentou uma situação insuportável, o que propiciou um ambiente de pessimismo e desânimo, sobretudo, para a burguesia, que teve seu poder restringido pela submissão aos espanhóis e ao poder da Igreja - Contra-Reforma. A estética Barroca em Portugal resultou desse domínio, sofrendo, por conseqüência, grande influência espanhola, principal foco irradiador dessa estética.
ResponderExcluirAs divergências presentes no período barroco foram de suma importância para a concretização do caráter do movimento em si.
ResponderExcluirTodas essas contradições entre o Renascimento e os valores da Igreja Católica foram parar nas obras. Tanto nos temas, que expunham por exemplo a alegria e a tristeza, quanto nas pinturas, onde havia o claro e escuro, pode-se perceber a forte presença de contrastes. Muito boa abordagem do tema!
ResponderExcluirA Igreja Católica utilizou a arte barroca que deveria emocionar, dirigindo-se ao sentimento do povo e empolgando o seu espírito. Ela usou a arte como meio de propagar e difundir sua religião.
ResponderExcluirLuiza Loss