Oi gente! Depois de vários posts mostrando para vocês a amplitude do barroco, hoje queria conversar sobre uma pessoal em especial, quem merece toda a nossa atenção. O importante escultor, entalhador e arquiteto conhecido como Aleijadinho!
Antônio Francisco Lisboa, foi reconhecido como importante muitos anos depois de sua morte, morreu doente e pobre. Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Hoje, é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
O que o fez dele importante foi seu papel no "abrasileiramento” do Barroco brasileiro, pois ele colocava em suas obras características dos povos e da sociedade brasileira, incluindo a miscigenação. Suas matérias primas principais eram a pedra sabão e o cedro.
Aleijadinho foi um apelido que surgiu por conta das sequelas de uma das doenças que o acometeu, mas nem sua deficiência o impediu de criar.
Escultura - Ezequiel, um dos 12 profetas.
Continue acompanhando o blog que temos sempre mais barroquices pra vocês!
Até o próximo post!
Muito bom o post! Aleijadinho foi considerado o artista mais importante do estilo Barroco no Brasil. Apesar de ele só ter recebido a educação primária, cresceu entre obras de arte, já que, além de seu pai, um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais, conviveu muito com o tio Antônio Francisco Pombal, conhecido entalhador das principais cidades históricas mineiras.
ResponderExcluirGostei do post, não é atoa que quando se fala em Barroco uma das primeiras pessoas que vem em nossa mente é o Aleijadinho, até porque um artista como ele deve ser lembrado para sempre. Uma das principais obras dele é a escultura "Os doze profetas". (Melissa)
ResponderExcluirAleijadinho é a principal referência da arquitetura barroca no Bral.Suas obras são muito exploradas turisticamente.
ResponderExcluirAleijadinho é um exemplo de superação, pois mesmo com um problema de saúde que dificultava seu trabalho, continuou desenvolvendo obras incríveis, as quais se destacam por sua beleza e embelezam os locais em que estão localizadas, favorecendo também o turismo.
ResponderExcluirA história de aleijadinho mostra que o que importa não é o quanto de riquezas e bens que conquistamos em nossa vida, e sim o que fizemos e as marcas que deixamos em qualquer lugar ou pessoa.
ResponderExcluirAleijadinho tem grandes obras lindas, o bonito é sua história, que nada o impedia de crescer e produzir.
ResponderExcluir