Interessante vê esse pensamento de Pascal, venha conferir
O homem contempôraneo busca pelo "divertimento" característico do espírito barroco.
Pascal defendia a ideia de que a felicidade não estava no "repouso", mas sim no divertimento, que sem ele o homem encarava um vazio e acabaria buscando soluções mais "sólidas" para a existência.
No mundo contempôraneo essas soluções estariam enterligadas com a arte, a ciência, a ideias filosóficas.
Diante do vazio da vida, o divertimento era indispensável, pois, o próprio, poderia distrair da dor causada pela fragilidade,dúvidas, mortalidade, "entristecimento" que estava na consciência humana, na sua natureza espiritual.
O homem tende a sempre querer mais, a não se satisfazer com o ganho, mas sim buscar o infinito.
Comentem o que acham, quais são suas observações e experiências! Reflita um pouco essa frase abaixo e comenta o que estar a pensar.
"Trabalhamos sem cessar para embelezar e manter nosso ser imaginário e esquecemos do verdadeiro"
Muito interessante o seu post, principalmente a última frase. Acho que Pascal foi revolucionário em dizer que a felicidade estava no divertimento e não no ócio, mostrando que se divertir não era algum ruim. Acho que isso continua sendo uma verdade até hoje, porque se ficarmos apenas no repouso, nossa vida fica triste, e para sair desse estado de tristeza devemos procurar a diversão, portanto, concordo com a ideia de Pascal.
ResponderExcluirPascal revolucionou falando que a felicidade esta no divertimento, falando que era bom as pessoas se divertissem mesmo parecendo algo ruim.
ResponderExcluirDirceu