segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Barroco e filosofia

Qual seria a relação entre eles? Ou vocês acham que não existe uma relação tão “próxima”?
Bom, vamos começar do inicio: O mundo contemporâneo, em si, é uma reorganização, e nesse momento encontramos a Filosofia moderna que é marcada por contradições, “uma mistura de lados”. Pode ser vista essa contradição no Idealismo e Materialismo, dois pensamentos um tanto contraditórios não é mesmo?
O Idealismo é marcado pela subjetividade e pelas emoções como fundamento do conhecimento e temos o Materialismo que é marcado pela objetividade e pela matéria como fundamento do conhecimento. Dois lados opostos, uma contradição e num mesmo período, certo?
Ok, agora vocês devem estar pensando, o que essa história tem haver com o barroco?

Como já foi visto na semana passada, comentamos muito sobre a contradição existente no barroco, podendo comparar a essa presente na filosofia, porém o mais interessante é que no período do barroco, esses dois lados, ideais ou pensamentos  (Materialismo e Idealismo) aparecem de forma tão evidente.
Comentem se vocês concordam ou discordam e o que vocês acham dessa relação barroco e filosofia
Lais Biasuti 

2 comentários:

  1. Gostei bastante do post e concordo com a sua observação! Percebi também nas minhas pesquisas a grande presença da dualidade nesse período, e como eles se mostravam confusos sobre muitas coisas. As vezes eu fico pensando sobre como era a vida na época, já que, segundo as pesquisas, era um período muito marcado pela confusão de ideias. Gostei muito da discussão apresentada.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, o barraco foi um período de muita dualidade, ele está presente nas artes (jogo de luz e sombra), no bem e mal, e agora na parte filosófica que diz sobre materialismo e Idealismo, e se pararmos para pesquisar encontraremos mais disso. (Melissa)

    ResponderExcluir