segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Platão e o idealismo

O idealismo é uma ideia que se opõe ao  materialismo, e que sempre esteve presente na história da filosofia junto com o materialismo, mas nunca tão presente como no barroco. idealismo segundo Platão era de que a matéria pode ser destruída, ela se decompõe e essas mudanças impedem que chegue a pureza da essência. 

Como exemplo do que é o idealismo Platão usa da geometria como o do quadrado formado de quatro lados iguais e perpendiculares entre si, e ele explica que pouco interessa se esse quadrado é de pano ou de madeira, de metal ou de couro, se é azul ou vermelho, se foi traçado na areia ou na cera, se está bem representado ou não. O que interessa para Platão é a ideia do quadrado, concebida e não percebida, pensada, mais do que sentida. 

Mas o que são as ideais?
as ideias fazem parte do mundo inteligível, e o sensível é a cópia do inteligível, as pessoas geralmente tomam aquilo que vê como o verdadeiro, mas só passa de uma sombra do mundo das ideais. Então sem as ideias os seres não passariam de um emaranhado, impossível de pensar, conhecer e, portanto, comunicar.














2 comentários:

  1. A filosofia de Platão está inserida no sentido ontológico, que defendia a ideia de a realidade, em sua natureza, é essencialmente espiritual, sendo a matéria apenas uma ilusão inacabada da matriz perfeita, que se constitui de formas ideais inteligíveis.

    ResponderExcluir
  2. Platão na sua filosofia trata de diversos temas em praticamente todas as áreas da vida, privada ou pública, entre os principais temas encontramos, a política, arte, religião, justiça, medicina, vício e virtude, crime e castigo, sofrimento e prazer, sexualidade e a natureza humana, amor e sabedoria, entre outros.

    ResponderExcluir