segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O que é o Idealismo?

É bastante difícil definir num conceito apenas o Idealismo. Filosoficamente falando, é uma doutrina que considera a idéia como princípio ou só do conhecimento, ou do conhecimento e do ser. Sistema que, admitindo como certas só as idéias do eu, supõe mera aparência a existência do mundo corpóreo.

 O idealismo teve maior ênfase desde a revolução filosófica, que foi iniciada pelo filósofo Descartes, mas, o Idealismo pode se associar certamente com os alemães, dos quais mais colocaram em prática este tipo de pensamento.

 Diferentemente do que muitos pensam, o idealismo não representa o pensamento preconceituoso, pensamento apenas sobre si mesmo. O idealismo é a conclusão que tiramos através do convívio e consciência em relação á pensamentos alheios. É o resgate de valores, e de tudo o que é certo, e de tudo o que não é material. É o acreditar em nossos valores, construir nosso caráter e assim, ir seguindo o seu caminho acreditando em algo do qual nunca viu.

O idealismo não necessita de um objeto material ou de valor para a sua aprendizagem. É a preservação dos pensamentos, histórias e valores que levamos para o nosso caminho. 

O que vocês acham? Concordam com a ideia, ou discordam? 

Natali Santos

5 comentários:

  1. Concordo com o que foi apresentado no texto. Realmente o Idealismo é uma doutrina que tem como elemento primordial a ideia, o pensamento e por conta disso se opõe ao materialismo, que tem preferência por coisas concretas, como a natureza e a experiência. Ótima abordagem do assunto no texto.

    ResponderExcluir
  2. É interessante falar sobre o idealismo alemão que está presente em muito momentos de sua estória, inclusive no período da segunda guerra. Sem dúvida concordo com esta ideia.

    ResponderExcluir
  3. Lorena Colombo
    A ideologia do Barroco é fornecida pela Contrarreforma. Em nenhuma outra época se produziu tamanha quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. As obras de arte deviam falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles. A arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que todos temos uma parcela idealista e materialista em nós. Todos acreditamos em algo que não podemos ver ou tocar.
    Odara

    ResponderExcluir
  5. O idealismo é uma forma interessante de adquirir conhecimento, porém com o passar do tempo foi dando lugar ao materialismo, em decorrência da necessidade de provas materiais para se comprovar uma descoberta/teoria.

    ResponderExcluir