segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Materialismo filosófico

Oi gente!

Existem duas constantes que atravessam toda a história da filosofia, o idealismo e o materialismo. Como vocês tiveram a oportunidade de conhecer sobre o idealismo no post anterior do blog, aqui vou falar um pouquinho do materialismo!

O materialismo se baseava na ciência natural, Acreditando que tudo seria determinado, e que cada transformação da natureza podia ser calculada com precisão matemática. É uma filosofia que explica todos os fenômenos da existência a partir de grandezas concretas, materiais.

O materialismo filosófico ajudou no desenvolvimento da ciência moderna, porém, limitações existiam sob o pensamento de imutabilidade que ele pregava, de suas visões de formas definidas e eternas.

Até a próxima semana!

6 comentários:

  1. O materialismo possui uma base concreta,além disso idéias que transmitem veracidade ao falar dos diversos fenômenos da existência, mas no meu ponto de vista não há nenhum meio de calcular fenômenos da natureza e da existência.

    ResponderExcluir
  2. Legal não sabia que o materialismo ajudou as ideias da ciência moderna

    ResponderExcluir
  3. legal, eu não fazia a minima ideia que o materialismo se baseava na ciência natural, tentavam determinar tudo e calcular cada mudança na natureza.

    Dirceu

    ResponderExcluir
  4. Interessante como mesmo sendo idéias diferentes elas se uniram formando um elo fundamental para o pensamento barroco.

    ResponderExcluir
  5. Incrível ver que o materialismo foi uma ferramenta base para o inicio e desenvolvimento da ciência moderna.
    Luiza loss

    ResponderExcluir
  6. Se bem analisada, a teoria do materialismo tem traços muito importantes para o desenvolvimento de teorias posteriores como o determinismo.

    ResponderExcluir