segunda-feira, 14 de novembro de 2016

René Descartes


René Descartes nasceu na cidade de La Haye, na frança, e morreu na cidade de Estocolmo, na Suécia. Foi um importante filósofo racionalista , matemático e físico francês. Para descartes a filosofia seria como uma árvore, na qual a metafísica forma a raiz, a física o tronco, e as diversas ciências os galhos, sendo que o mais alto grau de sabedoria estaria na moral, que pressupõem o conhecimento das diversas ciências, sendo as principais a ética, a mecânica e a medicina.
 A partir de umas de suas obras mais famosas o " Discurso sobre o método", ele procurou encontrar um conjunto de princípios que pudessem ser conhecidos sem qualquer dúvida. Para investigar essa possibilidade, foi analisado por meio de um método conhecido como " ceticismo metodológico", que consiste em rejeitar qualquer ideia da qual se possa duvidar, para então, restabelecer ou reconstruir estas ideias de modo a criar uma base sólida para o conhecimento. Esse processo levou a sua famosa conclusão " penso, logo existo".


3 comentários:

  1. Descartes, em sua famosa frase, afirma que o pensamento existe, mas somente quando existe um individuo pensante.

    ResponderExcluir
  2. Há muitas frases célebres atribuídas a René Descartes; a mais conhecida, “Penso, logo existo.”, possivelmente concorre com “Ser ou não ser, eis a questão.”, de Shakespeare, pelo posto de frase mais citada e recitada ao longo dos últimos séculos. No entanto, talvez a frase que melhor defina a vida e a obra de Descartes seja outra: “É preferível ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los, do que viver sem filosofar".

    ResponderExcluir
  3. Para Descartes a filosofia seria como uma árvore, na qual a metafísica forma a raiz, a física o tronco e as diversas ciências os galhos, sendo que o mais alto grau de sabedoria estaria na moral, que pressupõem conhecimento das diversas ciências, sendo as principais a ética, a mecânica e a medicina.
    Luiza

    ResponderExcluir